terça-feira, 24 de novembro de 2009

ONU pede maior compromisso na luta contra o anlfabetismo

08/09/2009 - 20h44
Ban pede maior compromisso na luta contra o analfabetismo

da Efe
O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira um maior compromisso da comunidade internacional na luta para reduzir o que chamou de "assombroso" número de pessoas que não sabem ler e escrever no mundo.
Em mensagem por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização, o secretário-geral das Nações Unidas destacou que cerca de 776 milhões de adultos, na maioria mulheres, não possuem conhecimentos básicos de escrita, leitura e matemática.
Além disso, cerca de 75 milhões de menores não estão escolarizados e os que conseguem obter uma educação, particularmente no mundo em desenvolvimento, devem frequentemente abandoná-la.
"Em um mundo com riqueza abundante, no qual a educação e o conhecimento são passaporte para viver melhor, o alcance do analfabetismo é assombroso", apontou.
Ao apelo de Ban se uniu o diretor-geral da Unesco (organização da ONU para a educação, ciência e cultura), Koichiro Matsuura, que alertou nesta terça-feira que 75 milhões de crianças seguem excluídas do sistema escolar.
Segundo Matsuura, existe uma forte correlação entre pobreza e analfabetismo e isso é fundamental para resolver esse problema.
Por isso, fez uma chamada a Governos, organismos intergovernamentais, empresários, sindicatos e outros representantes da sociedade para que "não abandonem mais a alfabetização da juventude e dos adultos".
O Dia Internacional da Alfabetização é lembrado a cada 8 de setembro desde 1966, um ano depois de instituída a Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário