terça-feira, 24 de novembro de 2009

Livro sobre Alfabetização Infantil

12/11/2009 - 08h15
Processo da alfabetização infantil é tema de livro e debate
Publicidade

da Folha Online


Acontece nesta quinta-feira (12), o lançamento do livro "Emilia Ferreiro: Uma Concepção do Desenvolvimento da Escrita e da Criança" (Ed. Vozes,2009). Na ocasião, haverá ainda um debate com a autora do livro, Marilia Claret Geraes Duran. O evento acontece a partir das 18h na Livraria Cortez.

A obra traz uma discussão dos estudos da psicóloga argentina Emilia Ferreiro, uma das mais importantes pesquisadoras dos processos de aquisição da língua escrita pelas crianças, com ênfase na produção de textos escritos de maneira autônoma.

As ideias de Emília Ferreiro revolucionaram a pedagogia porque desviou o enfoque do "como se ensina" para o "como se aprende", colocando a escrita como objeto sócio-cultural de conhecimento e tirando da escola o monopólio da alfabetização. A partir de então o professor passou a perceber que o que a criança pensa da escrita também influencia na aprendizagem. Desta forma, caiu por terra a crença de que a alfabetização começava e acabava entre as quatro paredes da sala de aula e que a aprendizagem do aluno dependia tão somente da aplicação correta de um método de como se deve ensinar a ler e a escrever.

O livro "Emilia Ferreiro" trata do início da aquisição da língua escrita, segundo uma perspectiva psicolingüística e cognitiva, onde a criança vai descobrindo as propriedades da escrita através de um processo construtivo e o desenvolvimento desta aprendizagem varia de criança para crian

Nenhum comentário:

Postar um comentário