sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ALFABETIZAR E LETRAR: REFLEXÕES COM BASE NO MÉTODO FÔNICO

(Resumo da Equipe)

São discutidos nessa matéria aspectos relativos aos processos de aprendizagem e ensino relativos à leitura e escrita, a luz da perspectiva metodológica fônica. Essa perspectiva defende o trabalho sobre os segmentos da fala e as relações entre fonemas e os grafemas.
Os autores defendem as especificidades do processo de alfabetização, mas não dissocia do processo de letramento. Já que a entrada da criança ou do adulto não alfabetizado no mundo da escrita, acontece simultaneamente por meio desses dois processos: a aquisição do sistema convencional da escrita (a alfabetização) e o desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem o texto escrito (o letramento). Ler e escrever implicam a vinculação de habilidades auditivas, fonadoras e visuais com a coordenação motora fina.
A proposta metodológica fônica trata justamente da intervenção naquilo que é especifico ao desenvolvimento da leitura e da escrita iniciais: o manuseio, a manipulação e a criação por meio do conhecimento das relações das unidades básicas do nosso sistema de representação escrita. O método fônico propõe um trabalho planejado e sistemático com as relações fonológico-grafêmica, bem como com as habilidades cognitivas subjacentes ao estabelecimento dessas relações, isto é, a consciência fonológica.
É importante considerar que a leitura é condição pra se escrever. Assim como não se fala sem escutar, não se escreve sem ler. Embora se estabeleça relativa anterioridade da leitura em relação à escrita, elas podem ser desenvolvidas quase concomitantemente, desde que se explorem as especificidades de cada um desses processos.
Por fim, cabe salientar que de acordo com o método fônico, não se recomenda usar os nomes das letras para ensinar a ler e a escrever. Os nomes que as letras têm não possuem relação com a maneira como elas devem ser lidas no contexto da produção escrita.
Aprender a decodificar e codificar é apenas um dos passos no processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita. Entretanto, trata-se de uma etapa essencial, sem a qual o nível de letramento do individuo não pode ser aprimorado continuamente.

Fonte:PRESENÇA PEDAGOGICA. V.15. Nº89. SET/OUT. 2009
Matéria original de: ANA CLAUDIA DE SOUZA E CASSIO RODRIGUES

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